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A utilização da teoria da aprendizagem significativa no ensino da Enfermagem

2015; Associação Brasileira de Enfermagem; Volume: 68; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/0034-7167.2015680420i

ISSN

1984-0446

Autores

Alana Tamar Oliveira de Sousa, Nilton Soares Formiga, Simone Helena dos Santos Oliveira, Marta Miriam Lopes Costa, Maria Júlia Guimarães Oliveira Soares,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

RESUMO Objetivo: sintetizar a produção científica acerca da Teoria da Aprendizagem Significativa no processo de ensino-aprendizagem em Enfermagem. Método: revisão integrativa realizada nas bases de dados MEDLINE, LILACS, SciELO, BDENF e CINAHL, com artigos que abordaram a temática ou aspectos da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Fizeram parte da amostra dez artigos, sendo seis escritos no idioma português e quatro no inglês, publicados de 1998 a 2013. Resultados: cinco artigos fizeram alusão à Teoria da Aprendizagem Significativa, quatro citaram Ausubel como autor dessa teoria e apenas dois seguiram a estrutura para a aplicação da teoria completamente. Há escassez de estudos sobre o tema e os que o abordam não o correlacionam com a teoria de Ausubel. Conclusão: faz-se necessário romper com a dicotomia entre teoria e prática e promover a articulação dos conteúdos com a ação, introduzindo o aluno como autor de seu próprio conhecimento.

Referência(s)