
A utilização da teoria da aprendizagem significativa no ensino da Enfermagem
2015; Associação Brasileira de Enfermagem; Volume: 68; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/0034-7167.2015680420i
ISSN1984-0446
AutoresAlana Tamar Oliveira de Sousa, Nilton Soares Formiga, Simone Helena dos Santos Oliveira, Marta Miriam Lopes Costa, Maria Júlia Guimarães Oliveira Soares,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoRESUMO Objetivo: sintetizar a produção científica acerca da Teoria da Aprendizagem Significativa no processo de ensino-aprendizagem em Enfermagem. Método: revisão integrativa realizada nas bases de dados MEDLINE, LILACS, SciELO, BDENF e CINAHL, com artigos que abordaram a temática ou aspectos da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Fizeram parte da amostra dez artigos, sendo seis escritos no idioma português e quatro no inglês, publicados de 1998 a 2013. Resultados: cinco artigos fizeram alusão à Teoria da Aprendizagem Significativa, quatro citaram Ausubel como autor dessa teoria e apenas dois seguiram a estrutura para a aplicação da teoria completamente. Há escassez de estudos sobre o tema e os que o abordam não o correlacionam com a teoria de Ausubel. Conclusão: faz-se necessário romper com a dicotomia entre teoria e prática e promover a articulação dos conteúdos com a ação, introduzindo o aluno como autor de seu próprio conhecimento.
Referência(s)