EDITORIAL CONTEXTO EDUCAÇÃO 87: Qualidade da Educação Brasileira

2013; Volume: 27; Issue: 87 Linguagem: Português

10.21527/2179-1309.2012.87.1-3

ISSN

2179-1309

Autores

María Cristina Pansera de Araújo,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A Revista Contexto & Educacao, no seu numero 87 – jan-jun/2012, mantem a preocupacao com a pesquisa na area, apresentando ao publico um conjunto de artigos relacionados a qualidade da Educacao Brasileira em diversos aspectos desde as politicas publicas, diversidade cultural e educacao basica para criancas, jovens e adultos. As contribuicoes apresentadas pelos diversos autores permitem novas reflexoes sobre os avancos na pesquisa educacional, que podem ser percebidos pela leitura dos textos. Simone de Fatima Flach, no artigo intitulado Contribuicoes para o Debate sobre a Qualidade Social da Educacao na Realidade Brasileira, chama a atencao para a relevância da concepcao de qualidade na educacao, utilizada na elaboracao e instituicao de politicas publicas para o setor. Aponta os principais documentos que abordam a questao, alem de propor indicadores que poderao servir de suporte teorico para a identificacao de politicas educativas que utilizam essa concepcao no processo de sua instauracao. Daiani Damm Tonetto Riedner e Jacira Helena do Valle Pereira, no artigo A Heterogeneidade das Elites Brasileiras e as Estrategias Distintas na Obtencao do Sucesso Escolar, fazem uma revisao bibliografica para compreender os diferentes grupos da elite e as estrategias acionadas pelas familias, para garantir o sucesso escolar dos seus filhos. Elas evidenciam as relacoes necessarias para compreender que ha diferentes grupos de elite, com peculiaridades especificas, que se caracterizam pela consciencia de si e pelo reconhecimento dos outros, na posse do capital cultural, social e escolar. No artigo Nas Dobras e Endobras da Diversidade, um Sonho de Inclusao, Roque Strieder reflete sobre o reconhecimento da diversidade, para realizar o sonho da inclusao, a partir de concepcoes como indeterminacao, complementaridade, biociencias e biopoder consideradas auxiliares, na criacao de uma proposta educacional que amplie o reconhecimento da diversidade. Por outro lado, os estudos apontados anteriormente constituem pano de fundo, que propicia novos entendimentos sobre educacao infantil e de jovens e adultos, como proposto por Mariana Rauter e Leila Maria Ferreira Salles, no artigo Concepcoes sobre as Fases da Vida na Comunidade Escolar pelas Vozes da Infância e Adolescencia Contemporânea. O objetivo das autoras foi investigar os sentidos e concepcoes sobre a infância e a adolescencia que vigoram na sociedade atual, procurando discutir como a tutela, a autonomia e a independencia que criancas e adolescentes desfrutam estao sendo configuradas. Ja Yuri Vasconcelos da Silva e Angelo Bras Fernandes Callou, no artigo Juventude Rural e Politicas de Extensao Rural do Instituto Agronomico de Pernambuco, analisaram as politicas do Instituto Agronomico de Pernambuco (IPA) para a juventude rural do municipio de Petrolina, no âmbito das atividades nao agricolas e do desenvolvimento local. No artigo Entre Narrativas e Significacoes: a Educacao de Jovens e Adultos sob o Olhar do Imaginario Social, Monique da Silva; Valeska Fortes de Oliveira e Janine Bochi do Amaral refletem sobre a superacao do analfabetismo de jovens e adultos, a partir da investigacao sobre as significacoes imaginarias dos alunos frequentadores da EJA, acerca da escola e consequente problematizacao das mesmas. Os dois ultimos artigos, por sua vez, tratam da educacao em ciencias, respectivamente, numa interlocucao entre culturas diferentes e elaboracao de organizacoes curriculares inovadoras em dialogo com as politicas publicas. Priscila Aizawa propoe, no artigo Educacao em Ciencias: uma Pesquisa para alem das Fronteiras da Ciencia, pensar e problematizar a Educacao em Ciencias sob o olhar dos estudos culturais. A pesquisa versou sobre a interlocucao entre o Oriente: o Japao, e o Ocidente: o Brasil, na escola Oshima de Sao Paulo. Por fim, Eva Teresinha de Oliveira Boff; Catiusa Kuchak Rosin e Jose Claudio Del Pino, no artigo Situacao De Estudo: Aproximacoes Com As Orientacoes Curriculares Nacionais e o Livro Didatico identificaram as aproximacoes da proposta de organizacao do curriculo escolar, denominada Situacao de Estudo (SE), com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e os conceitos propostos nos livros didaticos de biologia e quimica do ensino medio. A diversidade de temas abordados constitui um conjunto de possibilidades de pesquisas educacionais e, portanto, a Contexto & Educacao cumpre seu papel essencial ao divulgar este material. Boa Leitura Maria Cristina Pansera de Araujo Editora da Revista Contexto & Educacao

Referência(s)
Altmetric
PlumX