Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Interação e aprendizagem em Sites de Redes Sociais: uma análise a partir das concepções sócio-históricas de Vygotsky e Bakhtin

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/1984-639820156288

ISSN

1984-6398

Autores

Cíntia Regina Lacerda Rabello,

Tópico(s)

Mobile Learning in Education

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre como as contribuições das concepções sócio-históricas de Vygotsky e de Bakhtin relativas à atitude responsiva, dialogismo, zona de desenvolvimento proximal e conceitos espontâneos e científicos podem trazer luz aos processos de interação, colaboração e aprendizagem em Sites de Redes Sociais (SRSs) de forma a contribuir para a realização de processos educacionais em contextos digitais que conduzam a uma maior participação e construção colaborativa do conhecimento. O artigo relata um estudo exploratório acerca da utilização do SRS Facebook no ensino de língua inglesa no ensino superior com o objetivo de expandir as interações realizadas na sala de aula.

Referência(s)