Artigo Produção Nacional

Insatisfações Com o Modelo de Negócios dos Sites de Compras Coletivas: Comparando Consumidores Reclamantes e Não Reclamantes

2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.4025/rimar.v5i1.26821

ISSN

1676-9783

Autores

Taís Pasquotto Andreoli, Andres Rodriguez Veloso, Geraldo Luciano Toledo,

Tópico(s)

Technology Adoption and User Behaviour

Resumo

Beneficiando-se da tendencia do comercio eletronico e das novas demandas desses instrumentos facilitadores de transacoes, surgem os sites de compras coletivas. Entretanto, as estatisticas sinalizam que esse modelo de negocios ainda nao esta bem equacionado, principalmente quando questionadas suas possiveis falhas, nao so as relativas aos proprios sites de compras coletivas, mas tambem aos estabelecimentos participantes, fornecedores dos produtos ofertados. A luz do exposto, o trabalho tem como objetivo comparar as causas das reclamacoes dos consumidores em relacao ao processo de transacao do modelo de negocios de sites de compras coletivas as opinioes de consumidores nao reclamantes. Metodologicamente, procedeu-se, inicialmente, a uma revisao da literatura, focando as seguintes bases conceituais: comercio eletronico; contexto e mecanismo de funcionamento do modelo de negocios de sites de compras coletivas; satisfacao, qualidade e reclamacoes dos consumidores. Posteriormente, efetuou-se uma pesquisa de campo, de forma exploratoria, em duas etapas: a primeira, de carater qualitativo, realizando uma analise de conteudo em reclamacoes registradas no ReclameAqui; a segunda, de carater quantitativo, aplicando uma survey junto a consumidores nao reclamantes. Como principal contribuicao, este estudo mostrou que as criticas formalizadas em reclamacoes servem de indicio para pontos de insatisfacao tambem de consumidores nao reclamantes.

Referência(s)