Artigo Produção Nacional

Diálogos entre Ensino e Formação docente

2013; Volume: 28; Issue: 90 Linguagem: Português

10.21527/2179-1309.2013.90.1-4

ISSN

2179-1309

Autores

María Cristina Pansera de Araújo,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A Revista Contexto & Educacao 90 alberga um conjunto de artigos, que tratam de aspectos relacionados ao ensino, a aprendizagem e as interacoes e reflexoes sobre a formacao docente, a partir de diferentes abordagens e areas do conhecimento. A organizacao dos textos na revista permite um caminho de leitura, que nao impede outras possibilidades. Iniciamos esta trilha com as pesquisas relacionadas ao ensino e formacao de professores de Matematica e de Ciencias da Natureza, tanto no modo presencial quanto a distância, seguido de uma reflexao critica sobre alfabetizacao, leitura e escrita. O ultimo artigo deste numero aborda uma questao social relevante, com repercussao direta na escola e na escolaridade das estudantes, relacionada a gravidez na adolescencia que modifica sobremaneira a vida das jovens. Por fim, a resenha sobre Educacao e Alfabetizacao Cientifica de Pedro Demo encerra este numero. O ensino de matematica e a formacao docente, tanto na educacao basica quanto superior, foram analisados nas pesquisas apresentadas nos artigos de Natalia Ruiz-Lopez e de Wagner Marcelo Pommer. Na sua proposta, Uso integrado de Moodley GeoGebra en la ensenanza de la Geometria , Natalia Ruiz-Lopez descreve o processo formativo de um grupo de alunos do Magisterio em Educacao Primaria da Universidade Autonoma de Madri, usando a plataforma Moodle e o software GeoGebra, no desenvolvimento de conteudos de Geometria e Medida, de modo presencial e online. Ja Wagner Marcelo Pommer explora a contextualizacao dos conteudos e desenvolvimento de competencias no ensino de matematica no artigo, Microeconomia na Educacao Basica: Um tema portador de contextos significativos para explorar conteudos e competencias em situacoes de ensino. Ele evidencia que o enfoque Microeconomico cria contextos propicios para significar conhecimentos em sintonia com o comportamento dos consumidores perante as escolhas e restricoes oriundas de desejos e necessidades. Isto constitui novas possibilidades de compreensao das representacoes matematicas (aritmetica, algebra e grafica) o que favorece o aprimoramento de estrategias articuladoras dos conteudos e competencias na Educacao Basica Por sua vez, as pesquisas relatadas sobre o ensino de Ciencias da Natureza articulado a formacao de professores sao abordadas nos seus aspectos presenciais, a distancia e na interacao escola-universidade tanto em programas de iniciacao a docencia quanto em estagios supervisionados. O artigo O educar pela pesquisa na perspectiva de supervisores de escolas publicas municipais de Girua, Rio Grande do Sul, Brasil, de Roque Ismael da Costa Gullich, apresenta uma reflexao sobre as concepcoes de supervisores escolares de escolas publicas municipais sobre a questao. Alem disso, contribui com a discussao ao considerar, no contexto de formacao, a discussao coletiva e a pratica na acao supervisora e docente, fundamentada no enfoque da reflexao-na-acao. O texto As formas de contribuicao dos Estagios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Quimica da UFRGS para o desenvolvimento profissional dos licenciandos de Camila Greff Passos e Jose Claudio Del Pino descreve uma pesquisa do tipo estudo de caso, realizada em 2009. O processo de progressao do desenvolvimento profissional de licenciandos de Quimica da primeira turma do curriculo/2005 foi analisado para identificar a relacao entre suas crencas didaticas, preocupacoes e dificuldades enfrentadas em suas experiencias como professores nos estagios, assim como com as estrategias utilizadas. Verificaram que mesmo frente a algumas inadequacoes do Curso as Diretrizes Curriculares Nacionais, a maioria dos estudantes evoluiu em seu processo, com o apoio de atividades que oportunizaram a reflexao sistematica entre as teorias de ensino e aprendizagem. A interacao escola e universidade, no artigo A formacao de professores de fisica no programa PIBID: analise da interacao entre escola e universidade de Joao Batista Harres, e relatada a partir do educar pela pesquisa e aprender investigando como estrategia de ensino, na licenciatura em Fisica e na formacao dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciacao a Docencia (PIBID) e professores de escolas publicas. Ja Berenice Vahl Vaniel, Debora Pereira Laurino e Tanise Paula Novello, no artigo (Co)educar: formacao de professores em redes de conversacao, analisam o conversar de professores e alunos do Programa de Pos-Graduacao em Educacao em Ciencias (PPGEC) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG sobre a producao de material pedagogico digital (PMPD) para o Curso de Licenciatura em Ciencias e Matematica a Distância incluindo o estudante como (co)autor. Os conceitos da Biologia do Conhecer, de Maturana e Varela subsidiam as argumentacoes. Por fim, este conjunto de texto sobre ensino de Ciencias e formacao de professores encerra com um artigo que analisa a pertinencia e qualidade de propostas paradidaticas para a area. Em S aiba mais : ensinando ciencias com a turma da M onica, Adriana Couto Pereira Rocha e Verginia Perin Andriola discutem o material da colecao “Saiba Mais” , produzida pelos Estudios Mauricio de Souza, com foco em areas de interesse cientifico. Segundo as autoras a colecao apresenta indiscutivel potencial para uso paradidatico, pois aborda seus diversos temas usando uma linguagem de facil compreensao para o publico de Nivel Fundamental, com personagens bem conhecidos e identificados pelas criancas. Ao mesmo tempo chamam a atencao para os cuidados a serem tomados no que se refere a utilizacao deste tipo de texto. Outro tema relevante e trazido por Dennys Dikson, no artigo Alfabetizacao, escrita e leitura: lugares (nao) escondidos na Historia , em que propoe uma breve viagem no tempo para discutir a contribuicao de Jose Juvencio Barbosa aos estudos, alem de apontar algumas criticas aos acontecimentos marginais e sociais, que englobam esta questao, na perspectiva da (r)evolucao da educacao. Por fim um assunto, que repercute na nossa responsabilidade de professores(as) da educacao basica, e abordado por Denise Raquel Rohr e Maria Simone Vione Schwengber no artigo A escola e “as barrigas”: relacoes possiveis?. As autoras chamam a atencao para a relacao das escolas publicas com as alunas gestantes ou maes, a partir da fala das equipes diretivas acerca das acoes desenvolvidas pelas escolas ao se depararem com temas de sexualidade e gravidez no seu cotidiano. Elas refletem sobre os limites e as possibilidades da escola ao defrontar-se com uma aluna gestante e acolhe-la, ao mesmo tempo em que a aluna se percebe como uma gestante na escola, que logo assumira o papel de mae com inumeras implicacoes ao seu cotidiano. Para concluir esta edicao, e apresentada a resenha escrita por Joyce M. L. Ribeiro e Samuel Mendonca sobre o livro de Pedro Demo Educacao e Alfabetizacao Cientifica, 1. ed. Campinas, SP: Papirus, 2010. 160 p. Ribeiro e Mendonca enfatizam aspectos relevantes do texto para suscitar a leitura da obra. Mostram como Demo combate o instrucionismo, uma caracteristica forte da educacao brasileira em todos os niveis de ensino, alem dos esclarecimentos quanto ao fato de nossas instituicoes de formacao nao serem de pesquisa, mas sim de ensino. E, como esta questao repercute nas instituicoes

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