Artigo Revisado por pares

Knowledge of nursing students on dysthanasia

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; Volume: 16; Issue: 6 Linguagem: Português

10.15253/2105

ISSN

2175-6783

Autores

Mariana Costa Matos, Darci de Oliveira Santa Rosa, Karla Ferraz dos Anjos,

Tópico(s)

Psychology and Mental Health

Resumo

Objetivo: avaliar os conhecimentos de estudantes de enfermagem sobre a distanasia como processo de intervencao humana em pacientes terminais. Metodos : estudo qualitativo, realizado com 28 estudantes de enfermagem de uma Instituicao de Ensino Superior publica. O tratamento dos dados das entrevistas foi efetuado por meio da analise de conteudo tematica categorial. Resultados: verificou-se que maioria dos estudantes nao compreende o significado da distanasia, apesar de conviver com situacoes que envolvem esta pratica em seus campos de estagio. Aqueles que definiram o termo descreveram como prolongamento excessivo da vida ou morte sofrida, com muita dor, tratamento agressivo que somente prolonga o processo de morrer. Conclusao : evidenciou-se que estudantes de enfermagem apresentam conhecimentos insuficientes sobre a distanasia e ha necessidades de ampliar os espacos de discussao na graduacao e a realizacao de estudos sobre a tematica relacionando-o ao processo de morte e morrer, com o proposito de preparo dos futuros profissionais de saude.

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