Artigo Produção Nacional

DESEMPENHO NO ENADE EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) VERSUS PRESENCIAL

2016; Volume: 11; Issue: 4 Linguagem: Português

ISSN

1809-3337

Autores

Cleyde Cristina Rodrigues Caetano, Tatianne Aparecida de Oliveira Cardoso, Gilberto José Miranda, Sheizi Calheira de Freitas,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Os ultimos anos tem sido marcados por uma evolucao no numero de matriculas nas instituicoes de ensino superior, com destaque aos cursos oferecidos na modalidade a distância, os quais atualmente detem quase 16% de todas as matriculas. Com o objetivo de acompanhar a qualidade da formacao ofertada pelas instituicoes de ensino, o Governo Federal instituiu em 2004 o Sistema Nacional de Avaliacao da Educacao Superior (SINAES), que por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), avalia o desempenho dos graduandos em funcao dos conhecimentos adquiridos ao longo da sua formacao. Nesse contexto, o trabalho tem por objetivo verificar se existe diferenca significativa entre as notas dos alunos dos cursos de Ciencias Contabeis das modalidades de ensino a distância e presencial, resultantes do ENADE de 2009, uma vez que as informacoes sobre a variavel modalidade de ensino relativa ao ano de 2012 nao foram disponibilizadas nos microdados pelo INEP. A partir de uma amostra de 75.749 estudantes de contabilidade, sendo 5.360 referentes a modalidade de ensino a distância e 70.389 ao ensino presencial, foram aplicados testes de regressao simples e multipla e o teste nao parametrico de Mann-Whitney para realizar a comparacao das notas entre as duas modalidades. Verificou-se que as notas dos alunos dos cursos a distância apresentam-se estatisticamente inferiores as notas dos alunos dos cursos presenciais. Esses resultados sugerem diferencas na qualidade do ensino e a necessidade de acompanhamento do desempenho dos estudantes da modalidade EaD, haja vista a expansao quantitativa que ela vem alcancando no Brasil.

Referência(s)