Educação integral em jornada diária ampliada: universalidade e obrigatoriedade?
2016; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 25; Issue: 88 Linguagem: Português
10.24109/2176-6673.emaberto.25i88.%p
ISSN2176-6673
AutoresGesuína de Fátima Elias Leclerc, Jaqueline Moll,
Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoA educacao integral em jornada ampliada, compreendida como garantia de direitos, oferece a perspectiva para o debate nos termos do presente artigo. Educacao integral refere-se a abrangencia de multiplas dimensoes e liberdades constitutivas que possibilitam o desenvolvimento humano. Em um contexto de desigualdades economicas, politicas e sociais, em que o acesso a ciencia, a cultura e a tecnologia vincula-se ao pertencimento etnico, territorial, de classe, de genero e de orientacao sexual, a construcao de uma politica de educacao basica de tempo integral faz parte das politicas afirmativas e de enfrentamento de desigualdades. Atualmente, o cenario dessa construcao preve a convivencia com a escola de turnos; desse modo, este artigo levanta a questao: o tempo integral deve ser universal e obrigatorio para todos os estudantes?
Referência(s)