MODA E JORNALISMO: A CONSTRUÇÃO DE ESTILOS DE VIDA NA REVISTA VOGUE
2014; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.24936/2177-4986.v1n1.2008.119
ISSN2177-4986
Autores Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoAs reportagens de perfil da revista Vogue são o foco deste artigo, que relata quais estilos a revista institui como modelos de ser e viver do sujeito contemporâneo. A amostragem reuniu 12 revistas, do período entre janeiro edezembro de 2006. Foram analisadas 102 reportagens do subgênero perfil jornalístico, com o objetivo de responder quais os modelos que a revista Vogue constrói, tomando como referência categorias (estilos de vida Inovador, Tradicional e Vanguardista) preexistentes e exteriores ao jornalismo, ligadas ao referencial teórico da pesquisa, para nortear a busca dos principais sentidos representadosnas matérias. O trabalho está inserido na perspectiva construcionista, que considera o poder do jornalismo na construção da realidade. A Análise de Discurso serve como suporte metodológico. Os estilos de vida encontrados na revista são representados pelas marcas discursivas que permitem evidenciá-los e demonstram a freqüência com que são reiterados por Vogue.Pa l a v r a s - C h a v e : Moda, Jornalismo, Estilo de Vida, Revista Vogue.
Referência(s)