Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

QUESTÕES PARA CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

2003; UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS; Volume: 01; Issue: 01 Linguagem: Português

10.5418/ra2003.0101.0005

ISSN

2317-6024

Autores

Ana Fani Alessandri Carlos,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

A construção de uma política para os programas de pós-graduação em Geografia deve ter, como horizonte, a possibilidade de realização da pesquisa e do ensino de qualidade (na universidade), como condição essencial na formação de professores e pesquisadores e isto exige uma série de condições. Vivemos um momento em que as avaliações dos programas patrocinados pela Capes (por criarem padrões rígidos que não diferenciam ciências exatas das humanidades) tem criado um desvio no que se refere a este objetivo, fato o que merece atento debate por parte da comunidade científica. Este texto traz alguns elementos para, senão orientar, pelo menos pontuar questões importantes para a criação de uma política para a pós-graduação em Geografia, capaz de contemplar sua especificidade.

Referência(s)