Artigo Acesso aberto Revisado por pares

INDICADORES PARA REESTRUTURAÇÃO DO CURRÍCULO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: EXPECTATIVAS DOS PROFISSIONAIS E APRECIAÇÃO DO CURRÍCULO POR EX-ALUNOS

1989; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 23; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/0080-6234198902300200069

ISSN

1980-220X

Autores

Maria Solange Guarino Tavares, Márcia Caron Ruffino, Branca Maria de Oliveira Santos, Lizete Diniz Ribas Casagrande,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

Para orientar a reestruturação curricular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto — Universidade de São Paulo, foram utilizados como indicadores: 1) levantamento das expectativas dos profissionais de enfermagem quanto à profissão, funções, outros membros da equipe e docentes da Escola; 2) apreciação do currículo por esses profissionais (ex-alunos). Foram consultados 115 enfermeiros dos 5 hospitais gerais de Ribeirão Preto, sendo respondidos 49 questionários (42,6%). O questionário entregue pessoalmente ao profissional (juntamente com orientação quanto ao preenchimento e ao prazo de devolução), compunha-se de 9 perguntas abertas. A categorização das respostas permite afirmar que: a função assistencial é mais enfatizada; as expectativas do indivíduo enquanto aluno se modificam com o exercício da profissão; 60% dos entrevistados consideram adequado o conteúdo das disciplinas de Graduação e 69,4% consideram dispensáveis as habilitações.

Referência(s)