
EFEITOS DA REPUTAÇÃO CORPORATIVA NO CUSTO DE CAPITAL PRÓPRIO EM EMPRESAS BRASILEIRAS LISTADAS
2016; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1809-3337
AutoresIzabela Paranaíba Calegari, Rodrigo de Souza Gonçalves, André Luiz Marques Serrano, Jomar Miranda Rodrigues,
Tópico(s)Corporate Social Responsibility Reporting
ResumoA reputacao corporativa e uma representacao da avaliacao dos usuarios a respeito das acoes da empresa, as quais podem aumentar o capital reputacional e reduzir os riscos inerentes a atividade. Assim sendo, essa pesquisa tem por objetivo verificar os efeitos contributivos da reputacao corporativa na reducao do custo de capital proprio das empresas brasileiras listadas. Como a reputacao corporativa e um conjunto de percepcoes de diferentes stakeholders , utilizou-se: i) o Indice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) para captar percepcoes de investidores, agentes do meio ambiente, auditores independentes e organizacoes de finalidade publica, ii) o ranking da revista “As Melhores da Dinheiro” para captar percepcoes de analistas de mercado e iii) o Indice de Social Disclosure (ISD), elaborado por Goncalves et al. (2014), para captar percepcoes dos investidores e usuarios externos. Quanto ao custo de capital proprio, foi utilizado o modelo de crescimento de Gordon. Para concretizar o objetivo, foram analisadas 56 empresas presentes na carteira teorica do Ibovespa nos anos de 2008 a 2012. Os resultados evidenciam que as metricas de reputacao corporativa, tais como o ISE e o ISD contribuiram negativamente com o custo de capital, ao passo que o ranking da revista “As Melhores da Dinheiro” demonstrou ser positiva a contribuicao para com o custo de capital. Conclui-se, portanto, que a sinalizacao por parte das empresas por meio de metricas de reputacao corporativa, tais como evidenciacao social e listagem no ISE, contribui positivamente no capital reputacional da organizacao e, por consequencia, na reducao do risco e no custo de capital proprio.
Referência(s)