Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Instrução e arte na escola primária do Paraná no oitocentos: proposições e efetivações (1870-1880)

2015; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 14; Issue: 58 Linguagem: Português

10.20396/rho.v14i58.8640385

ISSN

1676-2584

Autores

Etienne Baldez Louzada Barbosa,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O Paraná surge como província, oficialmente, em dezembro de 1853 e, desde então, reorganizou a estrutura administrativa, incluindo nessa a instrução pública primária, que ficou sob responsabilidade da inspeção do ensino. O foco se volta para os sujeitos que estavam no topo da direção da instrução – inspetores/diretores e presidentes da província – com o intuito de identificar, nos relatos por eles deixados, o que era proposto para o ensino de arte nas escolas públicas primárias. A historiografia que se volta para tal ensino no século XIX tem demonstrado que este era entendido como o ensino de desenho geométrico. No Paraná tal perspectiva pode também ser confirmada com a circulação de compêndios didáticos de desenho geométrico, como o de Abílio César Borges. Todavia, a hipótese aqui traçada é a de que havia proposições para o ensino artístico, para além do desenho geométrico. As fontes que permitem tal procedimento são revistas periódicas, jornais e os relatórios dos inspetores/diretores gerais de instrução pública, disponibilizados no acervo da Biblioteca Nacional (RJ), no Museu Paranaense (PR) e no Arquivo Público do Paraná.

Referência(s)