
Inserção do Brasil no mercado mundial de castanha de caju no período de 1990 a 2005
2017; Bank of the Northeast; Volume: 40; Issue: 1 Linguagem: Português
10.61673/ren.2009.343
ISSN2357-9226
AutoresTalles Girardi de Mendonça, Viviani Silva Lírio, Marília Fernandes Maciel Gomes, Antônio Carvalho Campos,
Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoO presente trabalho analisa a inserção do País no mercado internacional de castanha de caju, em face de seus principais concorrentes, bem como determina a influência dos principais fatores responsáveis pelo crescimento das exportações brasileiras de castanha. Para isso, utiliza indicadores de competitividade selecionados como o Índice de Posição Relativa e o método de Constant-Market-Share. Pela análise dos indicadores, concluiu que, apesar do crescimento das exportações, o país tem apresentado dificuldades para competir com seus principais concorrentes, sobretudo com o Vietnã. Pela análise de Constant-Market-Share, conclui que o crescimento das exportações nacionais ficou condicionado à expansão do mercado externo e dos principais mercados de destino do produto brasileiro, já que a competitividade atuou no sentido de limitar o crescimento do setor
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