Artigo Acesso aberto Produção Nacional

INTERDISCIPLINARIDADE: TEORIA E PRÁTICA ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

2015; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

10.33871/23594381.2015.13.1.599

ISSN

2359-4381

Autores

Bruno Tobias Martins, Eliane Maria da Silva, Isabel Cristina Barros De Santana,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Este artigo, além de uma pesquisa realizada pela Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte, traz à luz discussões acera da interdisciplinaridade e do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência) e como ambos são realizados nas escolas envolvidas, neste caso abordaremos em especifico três escolas do municí­pio de Nazaré da Mata. Este trabalho apresenta, algumas teorias sobre a prática interdisciplinar na visão de autores como Fazenda, Pombo, Jantsch. O artigo, também, traz relatos das práticas interdisciplinares dos bolsistas autores nas escolas EREM Don Vieira, Professor Chaves e Escola Dom Carlos Coelho. Nesta pesquisa os procedimentos metodológicos utilizados foi uma abordagem qualitativa, a fim de estudar o objeto em foco. Portanto, a experiência interdisciplinar nas práticas educativas das escolas campo enfrenta vários obstáculos, a saber: a ignorância do que é ser, de fato a prática interdisciplinar, a falta de tempo disponí­vel no horário das escolas para os projetos interdisciplinares e a falta de ousadia e determinação dos bolsistas envolvidos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX