Artigo Produção Nacional

SOCIEDADE EDUCAÇÃO E ESPORTE: A TEORIA DO CONHECIMENTO E O ESPORTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.9771/gmed.v5i1.9651

ISSN

2175-5604

Autores

Carlos Roberto Colavolpe,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

RESUMO A tese trata do sistema de complexo Sociedade-Educacao-Esporte e analisa o trato desse conhecimento no curriculo de formacao de professores, para estabelecer relacoes e nexos entre o trabalho pedagogico, a teoria do conhecimento, o projeto de escolarizacao e o projeto historico para reconhecer proposicao superadora no trato com o conhecimento, na perspectiva da formacao para a emancipacao humana. A tematica Sociedade foi analisada a partir das relacoes “ser humano-natureza-cultura” e das leis gerais que regem as relacoes “capital-trabalho” que determinam a formacao do ser humano e se expressam dentro da escola nas finalidades da educacao e na teoria do conhecimento que explica o que e o ser humano, como ele conhece e como ele desenvolve as suas capacidades cognoscitivas; Educacao a partir das relacoes “capital-trabalho” e “trabalho-educacao”, que estruturam a sociedade e se expressam dentro da escola na organizacao do trabalho pedagogico; Esporte a partir das relacoes entre “sociedade-educacao-esporte” e entre “competitivo-ludico” que se expressam no curriculo, no trato com o conhecimento, nos conteudos e metodos, nos objetivos e avaliacao. Este processo de analise, a partir da literatura, da producao do conhecimento em dissertacoes e teses e dos programas dos cursos de educacao nos permitiu a exposicao: 1. do fenomeno social esportivo enquanto totalidade concreta a partir do trato do conhecimento na formacao de professores e da singularidade dos processos historicos sociais; 2. do trabalho pedagogico no trato com o conhecimento do esporte no curriculo de formacao de professores. Este percurso possibilitou a apresentacao de uma proposta para a organizacao do conhecimento em ciclos e, a abordagem do conteudo do ensino esportivo, nos cursos de formacao de professores em Educacao Fisica, atraves do sistema de complexo “Sociedade-educacao-esporte” como contribuicao teorica para a superacao do conhecimento fragmentado, o trato do conhecimento em modalidades esportivas e, a falta de relacao e nexo entre o trabalho pedagogico e o projeto historico nos cursos de formacao de professores de Educacao Fisica no Brasil. Palavras Chaves: Formacao Professores; Curriculo; Esporte; Organizacao do trabalho pedagogico; Trato com o Conhecimento.

Referência(s)