
Práticas Integradas em Saúde I: uma experiência inovadora de integração intercurricular e interdisciplinar
2016; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 20; Issue: 57 Linguagem: Português
10.1590/1807-57622015.0123
ISSN1807-5762
AutoresRamona Fernanda Ceriotti Toassi, Alzira Maria Baptista Lewgoy,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste artigo analisa uma experiência curricular inovadora chamada ‘Práticas Integradas em Saúde I’, proposta pela Coordenadoria de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O foco do estudo são os processos de ensino-aprendizagem em um contexto interdisciplinar e multiprofissional no território de uma Unidade de Saúde da Família do Distrito Sanitário Glória-Cruzeiro-Cristal, Porto Alegre. A metodologia utilizada envolveu a análise de conteúdo do plano de ensino da disciplina e de narrativas individuais e coletivas (diários de campo, portfólios e relatórios) elaboradas por estudantes e tutores entre 2012 e 2014. Esta proposta tem possibilitado o convívio entre estudantes e professores de diferentes cursos de graduação, aproximando-os dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde e transformando currículos. Também promove a compreensão das redes de saúde e a prática interdisciplinar do cuidado em saúde.
Referência(s)