Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

INOVAÇÃO CURRICULAR E FÍSICA MODERNA: DA PRESCRIÇÃO À PRÁTICA

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/1983-21172015170203

ISSN

1983-2117

Autores

Marcília Elis Barcellos, Andréia Guerra,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Pretende-se analisar a criação e a realização de uma proposta com vistas a implementar a mudança prescrita por um documento oficial e trabalhar a Teoria da Relatividade Restrita em sala de aula, principalmente por parte do protagonista da mudança, o professor. Nesse sentido, a pesquisa visa construir subsídios para responder à questão: Como um professor sensibilizado com a implementação da prescrição de um currículo diferenciado ressignifica e reconstrói o novo currículo a partir de sua prática docente? Para tal, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa e, mais especificamente, um Estudo de Caso. A análise dos dados mostrou que a situação particular da pesquisa permitiu ao professor analisado construir novos significados à mudança prescrita, elegendo ênfases e omissões determinantes aos objetivos educacionais em questão.

Referência(s)