
As Gravuras Mexicanas Do Museu De Arte De Santa Catarina: Entre Aparição e Nostalgia
2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5216/rth.v3i1.28850
ISSN2175-5892
Autores Tópico(s)Photographic and Visual Arts
ResumoO presente artigo procura estudar um conjunto de gravuras doadas pelo presidente mexicano Adolfo Lopes Mateos no ano de 1961, ao acervo do entao Museu de Arte Moderna de Florianopolis. Sabemos pela autoria, que parte das imagens deste conjunto se integram a uma etapa especifica da historia da gravura no Mexico, representativa da producao do TGP – Taller (em portugues, oficina ou atelie) de Grafica Popular. Concebidas em series e, portanto, sem o valor auratico da copia unica, esta obra grafica esta desvencilhada das condicoes que presidiram sua origem, cujo proposito era informar e conscientizar atraves de uma mensagem forte, breve e clara. Os lacos estreitos que as imagens tem com a Revolucao de 1910, tornam comuns os estudos que destacam o seu papel de construtoras e guardias da memoria revolucionaria. Sao vistas deste modo como um epifenomeno da Revolucao, como acontece em alguns trabalhos sobre o Muralismo. Sem desconsiderar isto, e preciso investigar como esta producao artistica dialogou com seu tempo e com os processos mais gerais da cultura latino-americana dos quais sao uma parte indissociavel. Analisar as gravuras e tambem uma oportunidade de examinar mais criticamente a historia da arte destes paises, inclusive mostrando o carater informe e pouco estudado dos seus acervos museologicos.
Referência(s)