Artigo Acesso aberto Produção Nacional

REFLEXÕES SOBRE CORPOREIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 32; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/0102-4698144794

ISSN

1982-6621

Autores

Luiza Lana Gonçalves, Maria Celeste Reis Fernandes de Souza, Regina Simões, Wagner Wey Moreira,

Tópico(s)

Physical Education and Gymnastics

Resumo

RESUMO: Ao se problematizar o paradigma cartesiano, o corpo tem sido objeto de atenção no campo educacional; e, no cenário atual que acena para a ampliação da jornada escolar, esta é uma questão pertinente. Este artigo, de cunho bibliográfico, tem como propósito contribuir com esse debate ao buscar, na proposição de corporeidade proposta por Merleau-Ponty, elementos para analisar a concepção de corpo presente nos movimentos de educação integral no país e no Programa Mais Educação. As conclusões da análise propiciam refletir que a cisão corpo/mente permanece nesses movimentos; e, nas proposições do Mais Educação, vislumbram-se avanços em direção à corporeidade. Entretanto, a educação integral não pode se estruturar na junção de atividades curriculares nas propostas de ampliação do tempo escolar, mas deve propiciar uma visão integral dos discentes, razão de elencarmos argumentos em favor da corporeidade apreendente como possível fundamento para experiências educacionais de tempo integral.

Referência(s)