
Articulação Entre Pressupostos do Educador Paulo Freire e do Movimento CTS: Novos Caminhos Para a Educação em Ciências
2013; Volume: 22; Issue: 77 Linguagem: Português
10.21527/2179-1309.2007.77.167-188
ISSN2179-1309
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoNeste texto faz-se uma analise critica da concepcao propedeutica, bem como de suas repercussoes na educacao em Ciencias. Sinaliza-se encaminhamentos pautados por teorizacao resultante de aproximacoes entre pressupostos do educador Paulo Freire e referenciais ligados ao denominado movimento Ciencia-Tecnologia- Sociedade (CTS). Conclui-se destacando a importância de nao menosprezar, no processo educacional, o querer conhecer, aquilo que Freire denominou de curiosidade epistemologica. Aponta-se para um novo horizonte: aprender participando. Na concepcao propedeutica, aprende-se para usar, para participar no futuro. Num repensar do tempo de escola, defende-se nao mais aprender para participar, mas aprender participando.
Referência(s)