Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Escola e Psicologia: Uma História de Encontros e Desencontros

2015; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/2175-3539/2015/0192869

ISSN

2175-3539

Autores

Lisiane Machado de Oliveira-Menegotto, Gabriela Prado da Fontoura,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

Resumo:O presente artigo propõe-se a discutir os encontros e desencontros entre a Psicologia e a Escola, problematizando a heterogeneidade de posições acerca do fracasso escolar. Foi realizada uma revisão de artigos científicos na base SciELO, utilizando o descritor "Psicologia Escolar". Foram selecionados 32 artigos publicados a partir de 2003, que tratavam de estudos no contexto brasileiro e que faziam uma discussão sobre a inserção da Psicologia na Escola. A leitura minuciosa e a análise dos artigos originaram três eixos de discussão: A inserção da Psicologia na Escola: ideologias em comum; Resistências e tensionamentos: o nascimento do desencontro entre a Psicologia e a Escola; e Perspectivas em pauta: uma abordagem que considera a constelação escolar. A discussão evidenciou que a Psicologia foi introduzida na Escola por meio de um modelo médico/clínico, responsabilizando o aluno pelo fracasso escolar. A superação desse modelo ocorreu na medida em que esse fenômeno passou a considerar outras implicações.

Referência(s)