
CONCEPÇÕES REFERENTES À CIÊNCIA E AOS CIENTISTAS ENTRE ALUNOS DE ANOS INICIAIS E ALUNOS EM FORMAÇÃO DOCENTE
2015; Volume: 29; Issue: 92 Linguagem: Português
10.21527/2179-1309.2014.92.132-164
ISSN2179-1309
AutoresAndréa Inês Goldschmidt, José Luiz Goldschmidt Júnior, Élgion L. S. Loreto,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo relata a investigacao das concepcoes sobre a Ciencia e sobre cientistas. O grupo pesquisado foi composto de uma amostra de 73 alunos de anos iniciais e 120 alunos em formacao docente, sendo 31 alunos oriundos do curso de Pedagogia e 89 alunos oriundos do curso Normal, do municipio de Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. A investigacao buscou analisar desenhos que representassem a Ciencia e o cientista. Verificou-se que para a maioria dos participantes, a realidade da Ciencia e a concepcao de cientista consistem num conjunto de ideias estereotipadas e distorcidas veiculadas pelos meios de comunicacao social. Com base nestes resultados sao apresentadas algumas implicacoes educativas para discussao nos anos iniciais.
Referência(s)