
Análises baseadas em web analytics: os quatro níveis de informação
2014; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português
10.6008/spc2179-684x.2014.002.0006
ISSN2179-684X
Autores Tópico(s)Customer Service Quality and Loyalty
ResumoMensurar a attitude dos usuários é importante apra empresas que anunciam ou mantém comércios virtuais em plataformas web, para tanto existem alguns pacotes já disponíveis no Mercado. A ferramenta web analytics ou medidor web é como se chama o programa que reúne diversas informações de navegação dos usuários de um determinado site e as apresenta na forma de relatório. Essa ferramenta é particularmente popular pela apresentação simples dos dados através da aplicação de diversos filtros e indexadores. Para os profissionais de mídias sociais, os medidores web representam uma das formas de se extrair conclusões acerca do perfil dos usuários e seu comportamento, que é a representação não verbal da atitude do sujeito. Este artigo trata sobre as possibilidades de análises das ferramentas de medidores web e propõem um esquema conceitual que delimita as possibilidades de análise de acordo com o objetivo declarado de cada pesquisa, quais sejam do nível 1 (audiência), nível 2 (repercussão), nível 3 (adoração) ou nível 4 (retorno sobre investimento). Conclui-se ao final deste ensaio teórico que os níveis de profundidade são essencialmente diferentes e atendem a necessidades específicas. Desta forma tal trabalho contribui na construção de sistemas data mining através da especificação dos parâmetros de cada variável.
Referência(s)