Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Is communication a strategic resource for digital commodities? E a comunicação um recurso estratégico para as mercancías digitais?

2015; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

10.11606/extraprensa2015.107603

ISSN

2236-3467

Autores

Eduardo Andrés Vízer, Helenice Carvalho,

Tópico(s)

ICT Impact and Policies

Resumo

Tentaremos demonstrar a validade da aplicação de um esquema (ou modelo) de análise comunicacional que apresentaremos aqui para a abordagem de certas características da criação de mercadorias simbólicas na Economia da Informação (EI). Acreditamos que uma abordagem a partir da comunicação ajudará a entender vários processos econômicos que se encontram no coração da EI – como a mercantilização da informação –. Não somente nos extremos do processo econômico, ou seja, na produção e no consumo de bens e mercadorias, como também no processo intermediário da circulação. A EI em certos aspectos se separou e até certo ponto se tornou autônoma da economia ‘real’ e de suas práticas tradicionais de produção, assumindo, por conseguinte, uma forma nova e específica de mercantilização (comoditização) do processo de comunicação.

Referência(s)