Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A Aprendizagem Baseada em Problemas na Pós-Graduação - A Experiência do Curso de Gestores de Sistemas Locais de Saúde no Ceará

2001; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/1981-5271v25.1-008

ISSN

1981-5271

Autores

Silvia Mamede Studart Soares, Mauro Serapioni, Andera Caprara,

Tópico(s)

Education and Critical Thinking Development

Resumo

Resumo: Os avanços verificados, ao longo dos últimos anos, no campo da educação dos profissionais de saúde indicam a necessidade de que estes programas utilizem abordagens e metodologias de aprendizagem efetivas. Neste sentido, a Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning PBL) tem sido apontada como uma das mais promissoras inovações no campo da educação dos profissionais de saúde, ganhando reconhecimento não só pelos resultados que propicia, mas pela coerência entre seus fundamentos e as principais teorias de aprendizagem do adulto. Descreve-se o planejamento e o desenvolvimento do programa de especialização em gestão de sistemas locais de saúde, implementado no período de 1995-1999 na Escola de Saúde Pública do Ceará, enfocando, particularmente, a utilização do PBL como eixo central do processo de ensino-aprendizagem.

Referência(s)