
A influência do marketing de medicamentos nas doenças psicossomáticas
2014; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 5; Issue: 3 Linguagem: Português
10.18673/gs.v5i3.22718
ISSN1982-4785
AutoresRenata Coentrão Marques, Mauro Leonardo Salvador Caldeira dos Santos,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO estilo de vida de acordo com a cultura de consumo demonstra aspectos simbolicos como individualismo, auto-imagem e identidade valorizados. Neste contexto, o marketing estimula a dependencia das pessoas aos medicamentos e o seu consumo torna-se intenso. Este trabalho teve como objetivo estudar a relacao do marketing de medicamentos nas doencas psicossomaticas. Utilizou-se como instrumental da pesquisa a revisao bibliografica. O marketing apresenta-se como uma estrategia para conseguir vender seus produtos e satisfazer os clientes, mas a aplicacao do marketing de medicamentos nao pode se sujeitar a monopolios competitivos. O consumidor tem direito a informacao de forma adequada e completa sobre os medicamentos, consciente de sua acao e contraindicacao. Concluiu-se que os medicamentos nao devem ser tratados como um bem de consumo nao duravel, pois estao relacionados a saude dos consumidores, gerando os riscos e agravos a esta.
Referência(s)