
Conhecimento dos profissionais que trabalham na educação infantil: prevenção e manejo do trauma
2013; Volume: 7; Issue: 11 Linguagem: Português
10.5205/1981-8963-v7i11a12316p6617-6623-2013
ISSN1981-8963
AutoresAnna Cláudia Freire Araújo Patrício, Luciana Ferreira de Souza, Adir Fátima da Rosa Andrade, Karine Jardim Feitosa, Priscilla Caroline Vieira da Silva, Isabelle Híris dos Santos Durier,
Tópico(s)Maternal and Neonatal Healthcare
ResumoABSTRACT Objective: to identify the knowledge of the professionals who work in early childhood education on the prevention and management of trauma. Method: a descriptive, quantitative and transverse study. 55 subjects of daycare work participated in the city of Joao Pessoa/Paraiba/Northeastern Brazil, of 32±8 years old, being 45 women. They underwent a questionnaire with nine objective questions and one subjective. The data were analyzed using SPSS software. 16.0 and of Prism 3.0, presented in figures. This research project was approved by the Ethics Committee in Research, Protocol 2009/112093. Results: it was found no health professional; deficit of management of the trauma, being the most frequent: falls (100%), choking (18%), poisoning (7%), cardiac arrest (1,8%). Conclusion: the accidents occurred in daycare are important because they can cause: family maladjustment and social and economic troubles. The absence of health professionals as part of the multidisciplinary team decreases the quality of care, especially when dealing with health promotion, prevention and management of childhood trauma. Descriptors : Trauma; Child; Conduct. RESUMO Objetivo : identificar o conhecimento dos profissionais que trabalham na educacao infantil, sobre prevencao e manejo do trauma. Metodo : estudo descritivo, quantitativo, transversal. Participaram 55 sujeitos funcionarios de creches na cidade de Joao Pessoa/PB/Nordeste do Brasil, com 32±8 anos, sendo 45 mulheres. Foram submetidos a um questionario com nove perguntas objetivas e uma subjetiva. Os dados foram analisados no software SPSS. 16.0 e do Prism 3.0, apresentados em figuras. Esta pesquisa teve o projeto aprovado pelo Comite de Etica em Pesquisa, P rotocolo 2009/112093 . Resultados : detectou-se ausencia do profissional de saude; deficit do manejo do trauma, sendo mais frequentes: quedas (100%); engasgo (18%); intoxicacao (7%); parada cardiorrespiratoria (1,8%). Conclusao : os acidentes ocorridos em creches sao importantes, pois podem acarretar: desajustes familiares e apuros economicos e sociais. A ausencia do profissional de saude como parte da equipe multidisciplinar diminui a qualidade da assistencia prestada, principalmente se tratando da promocao da saude, prevencao e manejo do trauma infantil. Descritores : Trauma; Crianca; Conduta. RESUMEN Objetivo: identificar el conocimiento de los profesionales que trabajan en la educacion de la primera infancia en la prevencion y el tratamiento de los traumatismos. Metodo: un estudio descriptivo, cuantitativo, transversal. Participaron 55 sujetos trabajadores de la guarderia infantil en la ciudad de Joao Pessoa/Paraiba/Noreste de Brasil, con 32±8 anos, siendo 45 mujeres. Se sometieron a un cuestionario con nueve preguntas objetivas y una subjetiva. Los datos fueron analizados utilizando el software SPSS. 16.0 y Prism 3.0, presentados en figuras. Este proyecto de investigacion fue aprobado por el Comite de Etica en Investigacion, Protocolo 2009/112093. Resultados: se encontro ningun profesional de la salud, el deficit de la gestion del trauma, siendo los mas frecuentes: caidas (100%), asfixia (18%), envenenamiento (7%), paro cardiaco-respiratorio (1,8%). Conclusion: los accidentes ocurridos en las guarderias son importantes, ya que pueden causar: inadaptacion familiar y problemas sociales y economicos. La falta de profesionales de la salud como parte del equipo multidisciplinario disminuye la calidad de la atencion, sobre todo cuando se trata de la promocion de salud, prevencion y manejo de trauma infantil. Descriptores: Trauma; Nino; Conducta. Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:Tabela normal; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:Calibri,sans-serif; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Times New Roman; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:Times New Roman; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}
Referência(s)