Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Canções da Ditadura: aula audição, cultura histórica e cultura juvenil

2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5216/rth.v11i2.33426

ISSN

2175-5892

Autores

Luciano de Azambuja,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

O trabalho visa refletir sobre as apropriacoes e usos da cancao popular fonografica nos processos de ensino e aprendizagem historica acerca do conceito historico substantivo Ditadura Militar Brasileira (1964-1985). Trata-se de um dos instrumentos de investigacao do estudo principal da tese de doutorado em Educacao sobre a aprendizagem historica de jovens alunos a partir da cancao popular (AZAMBUJA, 2013). Aula Audicao consiste na escolha, audicao e defesa oral por parte dos alunos de uma musica do seu gosto musical que pode ser usada em uma aula de Historia. O trabalho visa refletir sobre a oscilacao do jogo de pendulos entre a cultura historica escolar e a cultura juvenil primeira dos alunos por meio das leituras, escutas, falas e escrituras de protonarrativas das cancoes Caminhando (1968), de Geraldo Vandre, e Geracao Coca Cola (1985), de Renato Russo. A escolha da fonte cancao a ser usada em uma aula de historia pode tentar equilibrar o gosto estetico-musical dos alunos com os interesses didaticos e epistemologicos de uma aprendizagem historica situada na Ciencia da Historia (RUSEN, 2001; SCHMIDT, BARCA, 2009).

Referência(s)
Altmetric
PlumX