
NARRATIVAS DA EXPERIÊNCIA NA PESQUISA-FORMAÇÃO: DO SUJEITO EPISTÊMICO AO SUJEITO BIOGRÁFICO
2016; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 41; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18593/r.v41i1.9267
ISSN2177-6059
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
Resumo<p>Tematizamos as narrativas da experiência como dispositivos de pesquisa-formação. Iniciaremos pela noção de sujeito epistêmico e sujeito empírico como concepções propícias ao exercício de biografização. A experiência constitui o conceito central da pesquisa-formação com o uso de narrativas. Abordaremos as noções de capital biográfico, aprendizagem biográfica, memória biográfica como modo de conceber o sujeito biográfico. Tais noções nos ajudam a compreender que a formação ocorre ao longo da vida e em todas as circunstâncias da vida. Utilizamos nas análises memoriais autobiográficos e entrevistas narrativas. As conclusões planteiam uma epistemologia do sujeito biográfico que enlaça nas narrativas da experiência razão e emoção, o público e o privado, o padecer e o empoderamento.</p><p><strong>Palavras-chave</strong>: Narrativas autobiográficas. Experiência. Sujeito biográfico. Reflexividade.</p>
Referência(s)