A CADEIA PRODUTIVA DO FUTEBOL: A IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DA PAIXÃO NACIONAL
2015; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2175-733X
Autores Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoAnalisar um negocio, setor ou produto e para o economista tao trivial como para um medico diagnosticar um paciente, as diferencas entre os pacientes ou entre setores e atividades economicas apenas evocam conhecimentos especificos do profissional. O Futebol e um negocio cujo bem ofertado ao publico em principio e o espetaculo, mas fornece muito mais que espetaculo a economia, como qualquer atividade economica, ha uma cadeia de atividades produtivas que permite que este produto fique pronto e seja vendido ao consumidor torcedor. Enquanto que a montagem de um carro exige das montadoras um conjunto de elementos reunidos em um mesmo local, a fabrica, sao as pecas, os trabalhadores, a energia eletrica, etc. Para oferecer o espetaculo de uma emocionante partida de futebol, alguns elementos tambem devem estar presentes num mesmo local ao mesmo tempo, sao eles: os jogadores, a equipe tecnica, os arbitros, os gândulas e os membros das confederacoes. Mesmo que a partida aconteca sem publico, sem estes profissionais nao ha a partida de futebol. Alem dos trabalhadores imprescindiveis a existencia da partida, no momento do espetaculo, antes mesmo do jogo, um batalhao de outros profissionais deram suporte para que as equipes estivessem prontas ali para ofertar o espetaculo, sao todos os funcionarios dos clubes, desde aqueles das areas administrativas, passando pelos responsaveis pela manutencao dos centros de treinamento, medicos, fisioterapeutas, ate o motorista do onibus que levou a equipe ate o estadio. Tambem ha os funcionarios das Federacoes e Confederacoes que dao todo suporte administrativo, regulamentacao, treinamentos e fiscalizacao para que os campeonatos ocorram regularmente. Voltando ao clube de futebol, assim como qualquer atividade produtiva, compra uma serie de produtos e servicos de outras empresas, ou seja, aciona para tras uma cadeia produtiva bem extensa e complexa, desde o setor agricola que fornece grama para os campos de treinamento e estadios, passando pela industria que confecciona todos os equipamentos esportivos, ate os servicos como o de transporte terrestre e aereo e de hospedagem. A realizacao do espetaculo esportivo e permitida porque todos os recursos necessarios a sua consecucao foram reunidos antes do jogo, contudo, durante o espetaculo, outras cadeias produtivas sao acionadas, como as empresas de midia radiodifusoras, impressas, televisivas e as de internet. No estadio as lanchonetes vendem seus produtos, no entorno os estacionamentos e “guardadores” de veiculos prestam seus servicos, todos estao ao mesmo tempo em atividade, gerando emprego e renda, em funcao do espetaculo. As atividades de propaganda e publicidade sao acionadas em funcao do espetaculo, dos clubes, das midias e dos anunciantes. Os jogos de futebol reunem num local e num periodo de tempo, uma grande massa de espectadores. Esta estrutura de midia e de comunicacao procura vender produtos, servicos e divulgar marcas e instituicoes. Findo o espetaculo nao se findam os efeitos economicos dele, toda cadeia de comunicacao se movimenta para dar publicidade ao jogo, assim, programas jornalisticos e outros, do tipo mesa redonda, usam o interesse e a agregacao de audiencia dos clubes de futebol envolvido no jogo para vender nestes programas espacos publicitarios apos o espetaculo, o mesmo ocorre com as midias impressas como os jornais, revistas e publicacoes on-line. Assim, percebe-se que o evento futebol tem um impacto economico muito grande, formando uma cadeia produtiva complexa e dinâmica. O Futebol no Brasil e no Mundo nao e meramente um esporte, mas um negocio bilionario, grande demais para ser encarado apenas como paixao, deve ser encarado com seriedade e profissionalismo, tanto pelos empresarios do ramo, pelas esferas de governo e pelos profissionais que procuram atividades dinâmicas e com grande potencial de crescimento. Essa cadeia produtiva esta cada dia mais complexa e mais profissionalizada, o crescimento do futebol se da em funcao da renda da populacao, pois o entretenimento e um bem de luxo e seu crescimento e proporcionalmente maior que o crescimento da renda da populacao. O Brasil esta com previsao de crescimento medio da renda em torno de 5%, assim, a cadeia produtiva do futebol devera crescer acima de 5% ao longo dos anos, atingindo todas as atividades a montante e a jusante do evento esportivo, proporcionando um campo largo e fertil para novos empreendedores. A Copa do Mundo no Brasil antecipara o crescimento das atividades relacionadas ao Futebol, crescimentos este que ocorreria em funcao da expansao da economia brasileira, pois os investimentos da Copa permitirao uma melhora significativa nas estruturas do espetaculo do Futebol, chamamos isso de aumento do investimento produtivo, que permite aumentar e sofisticar a oferta de produtos e servicos, ou seja, as novas arenas, maiores e modernas, serao aptas a receber melhor e estimulara o aumento do publico. A Copa do Mundo no Brasil tambem deve causar um efeito psicologico muito importante sobre as criancas, adolescentes e jovens, que poderao tornar-se, por causa do evento esportivo mundial, fas do esporte, permitindo um aumento do publico e, portanto, da audiencia para o esporte. Assim, a Copa do Mundo com todo seu apelo de midia, como se fosse um garoto propaganda, gera a necessidade por um produto ou servico em um publico novo, ampliando a sua demanda. O Futebol e um negocio grande e complexo demais para ser negligenciado, seja pelo Estado como pelos investidores e profissionais. O Futebol deve ser encarado como uma atividade na qual o Brasil tem uma grande vantagem competitiva, pois parte de uma demanda potencial igual a do resto da America do Sul, com um perfil de renda melhor. O Brasil neste ramos de atividade ja detem uma cadeia produtiva complexa e profissionalizada, que pode ser estimulada para gerar novas oportunidades de negocios e tornar-se um ramo economico importante para a geracao de emprego e renda no Brasil.
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