Comparative study of the academic revenue of nursing students when using tutorial software
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2175-6783
AutoresMarcos Venícios de Oliveira Lopes, Thelma Leite de Araújo,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoNo presente estudo objetivamos comparar a aprendizagem resultante da aplicacao de um metodo informatizado de ensino com aquela produzida pela aplicacao de um metodo tradicional. O estudo foi realizado junto a 30 estudantes de enfermagem, os quais foram divididos em dois grupos denominados 1 e 2. Para o grupo 1 foi aplicado um trabalho de leitura grupal com posterior discussao, enquanto que para o segundo foi aplicado um software de estrutura nao-linear do tipo tutorial. Os resultados demonstraram que a media geral do rendimento aumentou de 38,75% para 55%, acompanhado de um aumento do desvio-padrao de 15,51 para 16,60. No grupo 1, a media de rendimento aumentou de 45,83% para 52,50%, entretanto, pelo valor modal, o rendimento se concentrou na faixa dos 37,50% apos a aplicacao do metodo. No grupo 2, tanto a media de rendimentos como o valor modal aumentaram de 31,66% para 57,50% e 37,50% para 50% respectivamente, associados ao aumento significativo de desvio-padrao de 13,25 para 18,78, indicando forte influencia de desempenhos individuais. Conclui-se que o metodo informatizado prima pela aprendizagem individualizada respeitando o ritmo e as caracteristicas pessoais de cada aluno. Descritores: Informatica medica – Educacao em enfermagem.
Referência(s)