Um discurso sobre o método: a teoria da complexidade e a técnica da problematização adotadas pela Faculdade Ages

2012; Issue: 26 Linguagem: Português

10.4025/urutágua.v0i26.15044

ISSN

1519-6178

Autores

Marcos Paulo Santa Rosa Matos,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Analisa-se o metodo ativo adotado pela Faculdade de Ciencias Humanas e Sociais (Faculdade AGES), sobretudo no tocante a teoria da complexidade e a tecnica da problematizacao – seus eixos estruturantes –, a partir de um uma entrevista concedida pelo Diretor da instituicao a Assessoria de Comunicacao, na qual procura definir e defender os pressupostos epistemologicos e as praticas didaticas que compoem o projeto institucional. Discute-se a coerencia cientifica da tecnica da problematizacao e os limites de sua aplicacao a relacao ensino-aprendizagem e na construcao dialetica do conhecimento. Em seguida, aborda-se a proposta de ciencia complexa de Edgar Morin e sua capacidade de superar as inconsistencias da modernidade, bem como suas consequencias para a apreensao e a compreensao totalidade, do ponto de vista cientifico e didatico. As reflexoes e constatacoes produzidas constituem uma critica a concepcao de metodo como um eixo unico e unificador da pratica educativa, predeterminando a construcao do conhecimento e homogeneizando a percepcao da realidade.

Referência(s)
Altmetric
PlumX