Artigo Produção Nacional

INFÂNCIA, CANDOMBLÉ E ESCOLARIZAÇÃO

2016; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 17; Issue: 44 Linguagem: Português

10.12957/teias.2016.24589

ISSN

1982-0305

Autores

Eduardo Quintana, Jaqueline de Fátima Ribeiro,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

O texto tem por base pesquisa em desenvolvimento, cujo objetivo é analisar a relação entre o terreiro e a escola, tem como cenário terreiros de candomblé situados na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e, como sujeitos, praticantes do candomblé pertencentes a terreiros distintos. No texto apresentamos os primeiros dados da pesquisa, analisando a trajetória de uma das filhas de santo entrevistada. Conceição de Oxossi, mulher negra, de família candomblecista, e de seu filho Fajobi. Sua fala é permeada pelo sentido da maternidade e da identidade religiosa. Através dela, faremos uma imersão no universo religioso do candomblé, os motivos que levaram Conceição a ingressar no universo religioso afro-brasileiro, sua escolarização e a do filho, e as relações de preconceito e intolerância.

Referência(s)
Altmetric
PlumX