ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS EM CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA: ABORDAGENS SOBRE O IMPACTO HIDROMETEÓRICO NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA – RMG
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS; Volume: 3; Issue: 8 Linguagem: Português
ISSN
2237-1419
AutoresAdriana Olivia Sposito Alves Oliveira,
Tópico(s)Environmental and biological studies
ResumoA investigacao em apreco, trata-se de uma pesquisa qualitativa em educacao, com varias tecnicas empregadas, entre elas destacam-se a pesquisa colaborativa, o grupo focal, a pesquisa participativa e a pesquisa-acao. Esta consubstanciada na investigacao dos elementos e fenomenos do clima urbano na Regiao Metropolitana de Goiânia – RMG – e sua utilizacao no ensino de o Ensino de Geografia, com conteudos especificos de climatologia por meio da producao e utilizacao de materiais didaticos. Os objetivos especificos desta pesquisa podem ser elencados em: a) compreender as diferenciacoes entre elementos, fatores e variaveis que compoem o clima urbano, bem como produzir dados na RMD; b) Caracterizar alguns fenomenos que afligem o clima urbano na RMG, tais como inversao termica, ilhas de calor, impactos da chuva, conforto termico X arborizacao e suspensao de poluentes atmosfericos; c) Formar um banco de dados e gerar cartogramas, graficos e tabelas sobre algumas cidades que compoem a RMG; d) Elaborar material didatico sobre elementos e fenomenos do clima urbano na RMG e sua articulacao com o Ensino de Geografia; e) Ampliar a parceria com os professores da Educacao Basica na producao de materiais didaticos para o ensino de Geografia; e, f) Divulgar os resultados da pesquisa em eventos cientificos, bem como em atividades de formacao continua com professores da educacao basica. A metodologia esta baseada na pesquisa colaborativa com participacao de pesquisadores da area de Ensino de Geografia e Climatologia da UFG, professores de Geografia da Rede de Ensino Municipal de Goiânia e Estadual de Goias, tecnica em Meteorologia, graduandos do curso de licenciatura de Geografia, mestrando e doutorandos no Programa de PosGraduacao em Geografia da UFG. O desenvolvimento do projeto conta com a participacao de uma equipe de pesquisadores de diversas atuacoes, sendo estas tecnica, academica e docente, relacionadas ao Ensino de Geografia e Climatologia da UFG, professores de Geografia da Rede de Ensino Municipal de Goiânia e Estadual de Goias, tecnica em Meteorologia, graduandos do curso de licenciatura de Geografia, mestrando e doutorandos no Programa de Pos-Graduacao em Geografia da UFG. E importante ressaltar que esta pesquisa se desenvolve no Laboratorio de Estudos e Pesquisa em Educacao Geografica – LEPEG – na UFG, ha um ambiente propicio para a construcao de pesquisas que contribui para a efetivacao da formacao do professor de Geografia numa perspectiva mais academica. Essa propensao decorre da constituicao de uma Rede de Pesquisa em Ensino de Cidade – REPEC. Constituida em 2007, esse grupo de pesquisa tem realizado varios trabalhos: quatro fasciculos sobre a RMG (um sobre a cartografia, outro sobre bacia hidrografica, um sobre o urbano, outro a violencia urbana, dinâmica populacional). Destacam-se os avancos no plano de frentes de trabalho, entre elas a) Elaboracao textual dos capitulos do fasciculo; b) Planejamento e concepcao de site interativo em climatologia geografica; c) Elaboracao de experiencias didatico-pedagogicas em climatologia, destacando-se a Mini-Estacao Meteorologica; e, d) Levantamento de dados climaticos (precipitacao, temperatura e umidade) por meio da instalacao de termo higrometros na RMG. Tendo como referencia a abordagem do Sistema Clima Urbano (SCU), nesta oportunidade apresentamos tambem algumas reflexoes acerca do impacto hidrometeororico na Regiao Metropolitana de Goiânia – RMG, o que tem causado diversos transtornos a populacao em funcao do modelo de urbanizacao (des)ordenado empregado. A reflexao inicial que se aponta neste momento volta-se para o Ensino de Geografia Fisica apontada por Suertegaray (2003) onde aponta o questionamento “que ensinar em Geografia (Fisica)?”, visando aprofundar a “forma o que se deve (e se pode) ensinar?”. Por meio desta indagacao, aponta-se o segundo nivel de investigacao que e Qual o significado do conteudo climatico no Ensino de Geografia? Desta forma, aponta-se algumas possibilidades conceituais e atitudinais, seja por meio da incorporacao de tematicas ambientais ou da categoria paisagem, seja na analise da dinâmica climatica por meio da compreensao dos elementos e fenomenos no âmbito da abordagem de clima urbano. No meio urbano, em decorrencia do modelo de uso e ocupacao estabelecido na cidade, o funcionamento dos processos de transferencia da agua e alterado sensivelmente, ocasionando mudancas sensiveis na circulacao normal da agua. Estas mudancas estao relacionadas a chamada impermeabilizacao do solo urbano, isto e, o impedimento da infiltracao das aguas das chuvas devido ao recobrimento da superficie terrestre por materiais impermeaveis. Neste modelo, destacando-se a pavimentacao das vias de circulacao, a cobertura de concreto nos espacos livres em lotes urbanos residenciais, bem como a canalizacao fechada em cursos d’agua. Espera-se que ao final desta pesquisa, os materiais didaticos produzidos durante o desenvolvimento do projeto, possam contribuir para a melhoria e eficiencia dos conteudos de geografia fisica, com especial destaque aqueles vinculados a abordagem da climatologia geografica.
Referência(s)