Artigo Produção Nacional Revisado por pares

As flores de Sam Mendes e Paul Thomas Anderson

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5216/vis.v3i2.17970

ISSN

2317-6784

Autores

Rodolfo Eduardo Scachetti,

Tópico(s)

Psychology and Mental Health

Resumo

Fotograma 1 - A abertura: ajuste do foco E sempre uma experiencia proficua tentar acompanhar paralelamente olhares condensados em dois ou mais filmes que, em certa medida, apresentam tematicas similares. Essa coincidencia nao ocorre apenas nos casos em que as producoes compartilham o mesmo momento socio-historico, mas nao deixa de chamar a atencao o fato de que “Beleza Americana” e “Magnolia” tenham sido lancados no mesmo ano, 1999, e tenham tratado de questoes que tambem foram objetos de atencao de outros filmes do mesmo periodo. Percebe-se, por um lado, que a proximidade dos temas nao decorre de modo estreito do contexto imediato de producao, quando se compara, por exemplo, o filme dirigido por Sam Mendes a outro realizado mais de trinta anos antes, “Os Pecados de Todos Nos”. Apesar da razoavel distância temporal que os separa, Mendes divide com o diretor John Huston um olhar sobre o autoritarismo e, inclusive, partilha uma solucao para a trama pensada em bases nitidamente de inspiracao freudiana.

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