
Causas da mortalidade de micros e pequenas empresas: o caso das lojas de um shopping center
2006; Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Administração e Economia; Volume: 2; Issue: 4 Linguagem: Português
ISSN
1982-8756
AutoresJoão Adamor Dias Neves, Raimundo Wellington Araújo Pessoa,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO presente estudo investiga as principais causas do fechamento precoce das lojas de um shopping center de uma capital brasileira e tenta identificar a utilizacao das ferramentas mercadologicas pelos proprietarios de pequenos negocios, a fim de lhes proporcionar melhor gestao dessa atividade. Para isso, foram analisados os varios fatores que levam as microempresas encerrarem suas atividades com pouco tempo de mercado. Utilizou-se um estudo de caso por meio de pesquisa descritiva, utilizando-se entrevistas, tanto com lojistas em funcionamento quanto com ex-lojistas do shopping, a fim de permitir uma comparacao dos dois tipos de gestao. Os resultados indicam ausencia de um plano de negocios antes da abertura da loja, falta de planejamento de marketing, insatisfacao dos lojistas com a gestao do shopping, falta de mix apropriado de oferta do shopping, desconhecimento do publico-alvo da loja, dentre outros fatores de fechamento precoce das lojas. Recomenda-se maior preparacao dos gestores para lidar com situacoes dificeis e maior habilidade na gestao da loja. Finalmente, e imprescindivel a elaboracao de um plano de negocio antes da abertura da loja, para saber se e viavel ou nao sua instalacao.
Referência(s)