A FLORICULTURA BRASILEIRA NO INÍCIO DO SÉCULO XXI: O PERFIL DO PRODUTOR
2002; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.14295/rbho.v8i1.302
ISSN2359-3237
AutoresIkuyo Kiyuna, Vera Lúcia Ferraz dos Santos Francisco, Paulo José Coelho, Denise Viani Caser, Roberto de Assumpção, José Alberto Ângelo,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoRESUMO Este trabalho teve como objetivo delinear o retrato atualizado da floricultura brasileira com base em dados objetivos e censitários. Especificamente,abordaram-se o perfil dos floricultores brasileiros, a dispersão geográfica do setor e o dimensionamento da estrutura produtiva e de comercialização interna e externa. Estimou-se que cerca de 7.600 produtores em 1.500 municípios brasileiros estão dedicados à floricultura em tempo parcial ou integral, com a área cultivada de 9.000 hectares. A floricultura bra-sileira utiliza cerca de 33,3 mil trabalhadores rurais diretos, dos quais 19 mil só no Estado de São Paulo, empregando, em média, 3,7 homens por cada hectare de área cultivada. O valor do mercado da floricultura brasileira foi estimado nesta pesquisa em cerca de 500 milhões de reais (produtor), 750 milhões de reais (atacado) e 1,5 bilhão de reais (varejo), com o consumo <i>per capita</i> de R$8,50 ao ano.
Referência(s)