Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Comparação do Desempenho Funcional de Crianças com Paralisia Cerebral Diparéticas e Hemiparéticas

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 20; Issue: 4 Linguagem: Português

10.4181/rnc.2012.20.725.6p

ISSN

1984-4905

Autores

Flávia Priscila de Paiva Silva, Cleidiane Noronha Mota Gomes, Kelly Vicentina da Cruz Gil, Daniela Steluti Padovani da Matta,

Tópico(s)

Infant Development and Preterm Care

Resumo

O desempenho funcional de crianças com Paralisia Cerebral (PC) pode ser influenciado pelo comprometimento sensoriomotor, restri­ções das tarefas e do ambiente. Objetivo. Comparar as habilidades funcionais de crianças com PC diparéticas e hemiparéticas. Méto­do. Realizou-se um estudo transversal observacional envolvendo 34 crianças com diagnóstico clínico de PC espástica divididas em dois grupos: hemiparéticas (n=18) e diparéticas (n=16). As mesmas foram selecionadas no ambulatório de Reabilitação Pediátrica da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP) no período de novembro de 2009 a novembro de 2010. Os dois grupos foram com­parados através dos resultados obtidos na aplicação do Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI). Resultados. Ao compa­rar os grupos, as crianças hemiparéticas tiveram melhor desempenho em relação às crianças diparéticas apenas na área de mobilidade. Con­clusão. Pôde-se concluir que as crianças hemiparéticas e diparéticas tiveram desempenho funcional semelhante nas áreas de autocuidado e função social. Na área de mobilidade o grupo hemiparético apresen­tou melhor desempenho do que o diparético.

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