Artigo Acesso aberto Revisado por pares

O segmento esquecido! – Os seniores e a comunicação publicitária

2014; Escola Superior de Comunicação Social; Issue: Vol.9 nº16 Linguagem: Português

10.4000/cp.850

ISSN

2183-2269

Autores

Ana Cristina Antunes, Sandra Miranda, Marina Galvão Teixeira,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Sendo evidente na literatura a sub-representação dos seniores na publicidade e a clara ausência de investigações que abordem esta temática pela óptica deste segmento, o presente estudo, partindo do ponto de vista dos seniores, tem como principal objetivo compreender de que modo as comunicações publicitárias são por eles percepcionadas e interpretadas. Tratando-se de um estudo exploratório, pioneiro em contexto nacional, optou-se por uma metodologia do tipo qualitativo, operacionalizada através da realização de quatro Focus Groups. Como conclusão geral, destaca-se o facto de os seniores gostarem de publicidade, integrando-a no seu quotidiano, conquanto não se revejam no modo como por ela são representados, estando esta ilação adstrita aos estereótipos de valoração negativa que as comunicações publicitárias veiculam.

Referência(s)
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