O segmento esquecido! – Os seniores e a comunicação publicitária
2014; Escola Superior de Comunicação Social; Issue: Vol.9 nº16 Linguagem: Português
10.4000/cp.850
ISSN2183-2269
AutoresAna Cristina Antunes, Sandra Miranda, Marina Galvão Teixeira,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoSendo evidente na literatura a sub-representação dos seniores na publicidade e a clara ausência de investigações que abordem esta temática pela óptica deste segmento, o presente estudo, partindo do ponto de vista dos seniores, tem como principal objetivo compreender de que modo as comunicações publicitárias são por eles percepcionadas e interpretadas. Tratando-se de um estudo exploratório, pioneiro em contexto nacional, optou-se por uma metodologia do tipo qualitativo, operacionalizada através da realização de quatro Focus Groups. Como conclusão geral, destaca-se o facto de os seniores gostarem de publicidade, integrando-a no seu quotidiano, conquanto não se revejam no modo como por ela são representados, estando esta ilação adstrita aos estereótipos de valoração negativa que as comunicações publicitárias veiculam.
Referência(s)