O significado de cores e iluminação em uma atmosfera de serviços gastronômicos
2013; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Português
10.7213/rebrae.06.003.ao06
ISSN2175-3350
AutoresEdvan Cruz Aguiar, Salomão Alencar de Farias, Francisco Vicente Sales Melo,
Tópico(s)Consumer Behavior in Brand Consumption and Identification
ResumoDesde a sistematização do construto atmosfera de loja, estudos acadêmicos evidenciam a questão do ambiente de varejo e sua relação com o comportamento do consumidor, indicando que estímulos ambientais exercem influências emocionais e sensoriais. Em face disso, outras variáveis vêm sendo agregadas a fim de melhor compreender o poder da estimulação sensorial, como a experiência de consumo. Esta pesquisa buscou identificar os significados atribuídos pelos consumidores aos estímulos sensoriais visuais dispostos em uma atmosfera de serviços centrados na experiência gastronômica. Assumindo natureza qualitativa, utilizou-se o método de estudo de caso com inspiração fenomenológica. A partir da identificação dos significados “bem-estar”, “retrô”, “tranquilidade”, “conforto”, “agradável”, “convidativo para a conversa”, “relaxante”, “descontraído”, “animado”, “alegre”, “vivo” e “diferenciado”, verificou-se um alinhamento deles com a proposta de experiência ofertada pela organização de serviços investigada. Assim, o trabalho tanto contribui para a compreensão estratégica da influência da estimulação sensorial visual no comportamento do consumidor quanto traz uma perspectiva alternativa para a investigação do fenômeno experiência de consumo.
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