Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A precarização do trabalho docente no estado de São Paulo: vinte anos de reformas

2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português

10.20396/etd.v18i1.8635567

ISSN

1676-2592

Autores

Patrícia Regina Piovezan, Neusa Maria Dal Ri,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar as implicações das reformas educacionais, ocorridas nos últimos vinte anos, para a carreira da categoria docente do Estado de São Paulo. Partimos do pressuposto que as novas políticas educacionais implantadas pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, após a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, aceleraram e ampliaram o processo de precarização do trabalho dos docentes paulistas em curso desde a década de 1970. Este estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e documental, de forma que, as principais categorias que utilizamos na pesquisa foram a intensificação do trabalho docente, flexibilização nas formas de contratação, e arrocho salarial. Portanto, ao longo da pesquisa localizamos diversas legislações que permitem a intensificação e flexibilização das formas de contratação dos professores, assim como um arrocho salarial provocado por baixos salários e o incentivo à expansão de políticas que estimulam a remuneração dos docentes por meio de bonificação. Assim, concluímos que uma série de reformas educacionais desenvolvidas pelo governo federal e estadual paulista desencadearam a aceleração do processo de precarização do trabalho docente nas últimas duas décadas.

Referência(s)