Artigo Acesso aberto Produção Nacional

CRM: CONCEITOS E MÉTODOS DE APLICAÇÃO NO MARKETING DE RELACIONAMENTO

2005; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 1; Issue: 3 Linguagem: Português

10.3895/s1808-04482005000300002

ISSN

1808-0448

Autores

Atílio Garrafoni Júnior, Hélio Oliva Santade, Nádia Kassouf Pizzinatto, Osvaldo Elias Farah,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A fidelização dos consumidores é considerada, pelas organizações modernas, uma questão de sobrevivência em mercados cada vez mais dinâmicos. Esse estudo tem por objetivo analisar o significado e metodologia de aplicação de um conjunto de ferramentas administrativas embasadas no marketing de relacionamento, conhecidas sob a sigla CRM. Os resultados coletados permitiram salientar que somente com uma troca constante de conhecimento com o consumidor pode-se entender e oferecer as soluções mais convenientes através de produtos e serviços que satisfaçam os desejos dos clientes.

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