Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estudo sobre escala mais adequada em questionários: um experimento com o modelo de Kano

2011; Essentia Editora; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5935/1809-2667.20110005

ISSN

1809-2667

Autores

Larissa Rodrigues Barcellos Martins, Lucas de Sant'Anna Pereira, Luana Maravilha de Almeida, Henrique Rego Monteiro da Hora, Helder Gomes Costa,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Esse trabalho apresenta um estudo comparativo de três questionários com diferentes níveis de respostas. Seu objetivo é definir o questionário mais adequado para mensurar a qualidade do serviço de biblioteca de uma instituição de ensino superior no município de Campos dos Goytacazes. Os dados serão coletados a partir da aplicação de três tipos de questionário com níveis diferentes de respostas (2 níveis, 4 níveis e 6 níveis) com os mesmos 22 pares de perguntas funcionais e disfuncionais. Os questionários seguem o modelo de Kano. A utilização desse modelo permite a classificação dos atributos em até 6 categorias: obrigatório, unidimensional, atrativo, neutro, reverso e questionável. Para a verificação de qual escala possui maior confiabilidade utiliza-se o método estatístico Alfa de Cronbach. Com a definição da melhor escala a ser usada teremos questionários mais confiáveis. Conclui-se que a classificação dos atributos da qualidade é diferente para cada nível de resposta utilizada nos questionários. De acordo com o Alfa de Cronbach, recomenda-se a utilização do questionário de 6 níveis de respostas, pois apresenta alta confiabilidade nos resultados. Após a classificação dos atributos a coordenação da biblioteca poderá investir naqueles atributos realmente relevantes visando a aumentar a satisfação dos seus usuários.

Referência(s)