Artigo Acesso aberto

Caracterização do Desempenho em Habilidades Auditivas e Fonológicas em Escolares com Dislexia do Desenvolvimento

2011; Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix; Volume: 4; Issue: 6 Linguagem: Português

10.15601/1983-7631/rt.v4n6p1-13

ISSN

1983-7631

Autores

Fábio Henrique Pinheiro, Giseli Donadon Germano, Simone Aparecida Capellini,

Tópico(s)

Language Development and Disorders

Resumo

Resumo Este estudo teve como objetivo caracterizar o desempenho de escolares com dislexia quanto as habilidades auditivas e fonologicas. Participaram deste estudo 20 escolares do 3o ao 5o ano subdivididos em GI: 10 estudantes com diagnostico interdisciplinar de dislexia e GII: 10 estudantes com bom desempenho escolar, pareados segundo genero e faixa etaria com GI. Como procedimento, foram aplicadas as avaliacoes audiologica, do processamento auditivo e das habilidades fonologicas. Os resultados indicaram diferenca estatisticamente significante entre as habilidades auditivas de sequencia para sons verbais, mensagem competitiva ipsi e contralateral, dicotico de digitos e dissilabos alternados e, ainda, nos subtestes de sintese, segmentacao, manipulacao e transposicao silabicas e fonemicas quando comparados GI e GII. Os escolares de GI apresentaram desempenho inferior nas provas auditivas e fonologicas, os quais interferem diretamente na percepcao de aspectos acusticos, temporais e sequenciais dos sons necessarios para formacao de uma representacao fonologica estavel.

Referência(s)
Altmetric
PlumX