Artigo Acesso aberto Produção Nacional

RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE LIGAS DE FERROS FUNDIDOS PERLÍTICO E BAINÍTICO EM UMA SOLUÇÃO SINTÉTICA DE CONDENSADO A PARTIR DOS GASES DE COMBUSTÃO

2015; Brazilian Association of Metallurgy, Materials and Mining; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.4322/2176-1523.0740

ISSN

2176-1523

Autores

Sandra Matos Cordeiro Costa, Emerson Igor Reginaldo, Isolda Costa,

Tópico(s)

Mechanical Failure Analysis and Simulation

Resumo

A corrosão em componentes motores presentes na câmara de combustão é normalmente relacionada à formação de ácidos, como sulfúrico e nítrico, neste ambiente.Estes ácidos são gerados pela condensação dos gases de combustão que acontece geralmente nos sistemas de exaustão dos veículos.No entanto, com o desenvolvimento de novas tecnologias destinadas à redução das emissões, a condensação também está sendo promovida nas câmaras de combustão de veículos.Este fato está associado às altas taxas de recirculação de gases de escape, conhecido como EGR, (termo em inglês para Exhaust Gas Recirculation).Consequentemente, os problemas de corrosão nos componentes de motores estão aumentando, especialmente em camisas de cilindros fabricados em ligas de ferro fundido.Neste estudo, foi investigada a resistência à corrosão de duas ligas de ferro fundido, uma com microestrutura perlítica e outra com microestrutura bainítica, em uma solução que simula a composição do condensado obtido a partir dos gases de combustão.Verificou-se que a microestrutura do ferro fundido é um fator determinante, afetando o comportamento de corrosão.Os resultados mostraram que nenhum dos dois materiais investigados é resistente à corrosão no meio de ensaio, e a pequena diferença observada entre os comportamentos dos dois ferros fundidos, foi associada às suas microstruturas, as quais são dependentes de suas composições químicas.O ferro fundido com microestrutura perlítica apresentou menor formação de produtos de corrosão do que o ferro fundido de microestrutura bainítica.Este resultado foi relacionado à presença da fase steadita, altamente estável e resistente à corrosão, na microestrutura perlítica, a qual ancora os produtos de corrosão formados na superfície.Estes atuam como uma barreira parcial retardando o processo de avanço da corrosão, mais pronunciado no ferro fundido bainítico que não apresenta fase steadita.

Referência(s)