
Do consumidor de mercadorias ao leitor de jornal: peculiaridades da indústria cultural nas páginas do semanário Flan (1953-1954)
2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 14; Issue: 26 Linguagem: Português
10.1590/2237-101x01406007
ISSN2237-101X
Autores Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoEste texto analisa algumas estratégias do jornal semanal Flan para se estabelecer como veículo de repercussão nacional. Ele era parte do grupo Última Hora, fundado e dirigido por Samuel Wainer, e promoveu o governo Vargas durante os anos de 1953 e 1954. O periódico pode ser considerado um dos introdutores da indústria cultural no Brasil. Muitos estudiosos apontaram como esta última esvaziou crescentemente as discussões públicas, ao implantar a lógica da produção de mercadorias na cultura. Contudo, em seus primeiros passos no país, a indústria cultural, como se nota nas páginas de Flan, parece ter favorecido a formação de leitores de jornais e de mensagens politizadas.
Referência(s)