Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Arte e cultura, telejornalismo, internet e redes sociais: apontamentos sobre o programa Arte 1 em Movimento

2016; Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

10.11606/issn.2238-7714.no.2015.89886

ISSN

2238-7714

Autores

Fabiana Piccinin, Paula Regina Puhl,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O presente artigo discute como se apresentam as reportagens televisivasdo Arte em 1 em Movimento no telejornal, na internet e no Facebook. O programa,que apresenta características de um telejornal especializado na cobertura denotícias relacionadas às expressões artísticas e culturais, faz parte do canal porassinatura Arte 1, que tem como slogan ser “o primeiro canal brasileiro com vintee quatro horas de programação especializado em arte”. A pesquisa discute ainserção do jornalismo cultural na televisão e os formatos televisivos utilizadospara apresentar as notícias sobre a arte brasileira em um telejornal especializadono tema exibido em sinal fechado. Na sequência, são observadas também comoessas reportagens são recebidas pelos internautas que acessam a página do canalna rede social Facebook. Para análise, foi escolhida a edição do dia vinte e dois dejunho 2014.

Referência(s)
Altmetric
PlumX