
Arte e cultura, telejornalismo, internet e redes sociais: apontamentos sobre o programa Arte 1 em Movimento
2016; Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português
10.11606/issn.2238-7714.no.2015.89886
ISSN2238-7714
AutoresFabiana Piccinin, Paula Regina Puhl,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO presente artigo discute como se apresentam as reportagens televisivasdo Arte em 1 em Movimento no telejornal, na internet e no Facebook. O programa,que apresenta características de um telejornal especializado na cobertura denotícias relacionadas às expressões artísticas e culturais, faz parte do canal porassinatura Arte 1, que tem como slogan ser “o primeiro canal brasileiro com vintee quatro horas de programação especializado em arte”. A pesquisa discute ainserção do jornalismo cultural na televisão e os formatos televisivos utilizadospara apresentar as notícias sobre a arte brasileira em um telejornal especializadono tema exibido em sinal fechado. Na sequência, são observadas também comoessas reportagens são recebidas pelos internautas que acessam a página do canalna rede social Facebook. Para análise, foi escolhida a edição do dia vinte e dois dejunho 2014.
Referência(s)