Artigo Acesso aberto

PROTEÇÃO DE MOTORES VEICULARES DURANTE ENSAIOS EM DINAMÔMETRO DE MOTOR

2014; Linguagem: Português

10.5151/engpro-simea-pap45

ISSN

2357-7592

Autores

Robson Baptista Gama, Paulo César de Ferreira Gomes,

Tópico(s)

Physical Education and Gymnastics

Resumo

Frente aos novos desafios decorrentes do novo regime automotivo INOVAR AUTO [1], a busca por motores que proporcionem um consumo reduzido de combustível indica que a utilização de motores DI (Direct Injection) aliados à tecnologia Flex-Fuel será mais comum no Brasil nos próximos anos. Como consequência, os requisitos para ensaio destes novos motores serão mais severos em relação à segurança e ao custo, exigindo o desenvolvimento contínuo dos sistemas de medição de motores. No desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de motor veicular é imprescindível a utilização de um dinamômetro de motor de forma a simular diferentes situações de regime de trabalho, inclusive aquelas que expõem o motor às situações críticas, podendo danificálo. Sabendo deste agravante, os mais variados controles de dinamômetro possuem configurações de alarmes de segurança, que monitoram o motor e garantem o seu funcionamento seguro. Entretanto, alguns sistemas não possuem uma resposta rápida e efetiva para atuar em eventos de alta frequência, ou ainda, sistemas mais sofisticados impõe a penalidade de um custo muito elevado. Este trabalho tem como objetivo apresentar um dispositivo de segurança de baixo custo que possibilita interromper o fornecimento de combustível ao motor assim que picos de pressão no cilindro forem detectados.

Referência(s)
Altmetric
PlumX