Papel da Universidade em Ações de Organização e Fomento de Negócios em Regiões Carentes - Algumas Propostas

2010; UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

10.15603/2177-7284/regs.v1n2p110-129

ISSN

2177-7284

Autores

M.A. Bernardes,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O artigo discute o papel reservado a universidade na organizacao e fomento de negocios em localidades carentes.A segunda metade da decada de 1990 se constituiu no periodo em que se verificou, no Brasil, significativa alteracao no grau de abertura da economia, que, desde os anos de 1930, havia sido uma economia predominantemente fechada com relacao a importacao de produtos industrializados e de tecnologias, portanto, pouco exposta a concorrencia de produtos fabricados no exterior . A liberalizacao comercial e as reestruturacoes produtivas drasticas geraram um novo padrao tecnologico que modificou, eliminou e criou profissoes. O processo resultou em produtos e servicos em patamares competitivos, mas apresentou a conta aos excluidos: c rescimento do desemprego, da violencia, da informalidade e da economia subterrânea.

Referência(s)